SikuliX com Jython — Artigo 3 de 3: Gerador de data aleatória

Carol Ciola
2 min readJan 12, 2018

--

Este artigo é uma continuação de uma série de 3 artigos que listam alguns códigos de funcionalidades comumente utilizadas no SikuliX na linguagem Jython. Para saber mais, acesse o artigo de Introdução.

Declare estas bibliotecas no topo do script:

import datetime
import random

Abaixo temos a variável dtNascto que recebe a função que implementa a data no formato aaaa mm dd (não se preocupe, converteremos para dd/mm/aaaa logo mais!):

dtNascto = datetime.date(year,month,day)

Não podem faltar as variáveis de anos, meses e dias, que serão utilizados na datetime.date para gerar datas de forma randômica, ou seja, datas diferentes a cada vez que a variável dtNascto que recebeu a função for declarada.

Informaremos o intervalo dos anos, os 12 meses e um calendário de 1 a 28 dias (considerando o menor dia do mês 01 e o maior dia do menor mês, fevereiro). Isto foi feito para que não seja gerada uma data inválida como 31/02/2011, por exemplo.

A variável data agrupa as variáveis year, month e day.

year = random.randint(1950, 2016)
month = random.randint(1, 12)
day = random.randint(1, 28)
data = datetime.date(year,month,day)

Logo depois é necessário converter a data do formato data para string, e aqui também é estipulado o formato da data com as barras:

dtNascto = data.strftime('%d/%m/%Y')

Veja o script funcionando

Copie e cole o script abaixo no SikuliX e execute. O resultado será a exibição de um popup contendo a data gerada.

Costumo declarar o trecho de código abaixo (que imprime o texto desejado no log do SikuliX) logo após a variável que receberá a data gerada, pois caso o script dê erro ao executar e não chegue a exibir o popup, é possível verificar qual data foi utilizada.

print ('Data de nascimento gerada: %s' %dtNascto)

Dúvidas me contate! carol.ciola@gmail.com

Gostou deste post? Aplauda👏 e ajude outras pessoas a encontrar este conteúdo também :)

--

--